ImageChef Custom Images
Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English

Arquivo do blog

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Super Balão da NASA deve cruzar o Brasil, e poderá ser visto nos céus!

super balão da NASA

Segundo o centro de controle, o Super Balão da NASA deverá em breve cruzar o território brasileiro


O Super Balão da NASA está quebrando um recorde de voo, e já atravessou o Oceano Pacífico. Seu lançamento ocorreu no dia 16 de maio de 2016, no aeroporto de Wanaka, na Nova Zelândia. A missão fará diversos experimentos científicos, e um dos objetivos principais é estudar fenômenos galáticos.


O balão agora está seguindo uma trajetória rumo a América do Sul, e segundo a NASA, ele deve passar pelo Brasil. Desde o domingo, dia 26 de junho, o balão parece estar fazendo uma trajetória inversa, ou um círculo, antes passar pela América do Sul.




"O balão continua a funcionar de forma brilhante, apesar das tensões do aquecimento e arrefecimento experimentados durante o voo através dos ciclos dia-noite", disse Debbie Fairbrother, chefe da missão da NASA. "Ele está se comportando como prevíamos e está bem no seu caminho para estabelecer um novo recorde de duração de voo."

Funcionário Alec Beange precisou de 2 horas e 8 minutos para inflar o Super Balão de 532.000 metros cúbicos
O funcionário Alec Beange precisou de 2 horas e 8 minutos para inflar o Super Balão de 532.000 metros cúbicos.
Créditos: NASA / Bill Rodman

O voo do Super Balão da NASA é monitorado em tempo real a partir de uma base no Texas, EUA. Antes de ser lançado, o balão passou por uma avaliação completa, e os pesquisadores testaram seu desempenho eletrônico, comandos de controle e sua possível trajetória, assim, foi criada uma perspectiva mais segura antes de iniciar a volta ao mundo.

Super Balão da NASA
Super Balão da NASA visto do chão. Créditos: NASA / Bill Rodman
Como podemos ver na imagem acima, o Super Balão da NASA adquire um formato de abóbora em grandes altitudes. Durante toda sua trajetória, o balão permanecerá em uma altitude praticamente constante de 33.5 km.




A carga útil do balão (COSI) está operando perfeitamente, e vem coletando e transmitindo dados de fenômenos galáticos observados. A NASA acredita que a cada 3 semanas o Super Balão poderá completar uma volta ao redor do planeta nas latitudes médias. A missão terá duração de aproximadamente 100 dias desde seu lançamento, portanto, essa não deve ser a única vez que a "abóbora gigante" cruzará os céus do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário